sábado, 11 de janeiro de 2014

História: esmaltes de unhas

Oi pessoal! Tudo bem?
Hoje resolvi falar sobre a história dos nossos queridinhos esmaltes de unhas!! Há anos eles conquistam as mãos das mulheres, mas afinal, de onde eles vieram??

Os créditos da invenção vai novamente para os ... egípcios! Ha quase 3000 a.C. eles eram usados para enfeitar as mãos das mulheres, sendo a mais conhecida por todos, Cleópatra que usava em sua preferencia diferentes tonalidades de vermelho escuro. 


Na china, um pouco mais tarde (perto de 3 a.C.) os esmaltes eram utilizados dessa vez para enfeitar as mãos e distinguir as hierarquias, na qual somente os mais poderosos e importantes o usavam.



Porem esse habito foi abandonado por um tempo, até o século XIX quando a maior atenção dada ás mãos era que todos apenas tivessem unhas curtas e limpas, em casos raros as pessoas da época colocavam algum óleo perfumado e poliam com tiras de couro.

No século XX os esmaltes começaram a ganhar força novamente, mas a nova fórmula durava apenas algumas horas então não chamava muito a atenção de consumidores.

Finalmente no ano de 1925 foi lançado um esmalte transparente com tons rosados que era aplicado apenas em uma parte das unhas, esta base foi criada pelas industrias automotiva durante o desenvolvimento de esmaltes para carros.



Em 1932, os irmãos americanos Charles e Joseph Revlon, juntamente com um químico, criam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda. Nasce, assim, a marca Revlon. Os irmãos também promovem, pela primeira vez, a tendência de maquiar os lábios e unhas da mesma cor.



Hoje os esmaltes são feitos com uma formula bem diferente de antigamente ... eles possuem:
-Nutricelulose: Forma a película (filme), que cobre as unhas.
-Resinas: que proporcionam brilho, aderência, resistência e durabilidade.
-Solventes: São responsáveis pelo tempo de secagem, facilidade na aplicação e fluidez do esmalte.
-Plastificantes:Também responsáveis por resistência, aderência e durabilidade.
-Corantes: Que vão dar cor aos esmaltes.
-Agentes de Suspensão: Auxiliam a manter os corantes suspensos sem decantar o produto.


Espero que tenham gostado meninas!!
Um super beijo :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário