quinta-feira, 26 de junho de 2014

Curiosidades sobre a paixão

Olá lindas, tudo bem?

Ah mês dos namorados, flores e presentes alem de passar um tempo com o amado, com a paixão no ar.... mas pera aí, afinal, o que é paixão?! 



Estava lendo o site do 'ciência maluca' e descobri várias coisas legais sobre o sentimento, por exemplo, você sabia que em um quinto de segundo (ou seja quase uma ínfima parte de tempo que você usou para ler o título desse post) seu cérebro é capaz de ativar 12 partes diferentes e liberou diversos tipos de hormônios para o corpo como a dopamina, ocitocina, adrenalina e vasopressina, ou seja, seu cérebro pode entrar em êxtase só de ficar perto daquela pessoa e ficar semanas pensando nele e simples assim, pronto, você está apaixonada.

A equipe da neurocientista Stephanie Ortigue, da Universidade Syracuse, nos Estados Unidos também concluiu que o amor é como uma droga (vicia tanto quanto cocaína, já que ativa as mesmas substâncias relacionadas ao prazer). É por isso, aliás, que temos força para superar os desafios e obstáculos quando nos apaixonamos – só para provar um pouquinho mais daquela sensação boa.



Mas vale uma ressalva: isso não serve para justificar um amor à primeira vista. De acordo com o estudo, a paixão instantânea e as descargas químicas do cérebro ocorrem quando você olha para aquela pessoa na qual você já está interessado. Ou seja, seu cérebro se apaixonou antes de você perceber que gostava de tal pessoa, isso é meio assustador, não?!

Mas a pergunta que não quer calar....o amor é só uma química do cérebro ou tem algo a ver com o coração? “Eu diria que é do cérebro, mas o coração também tem relação, pois o conceito de amor é formado por processos que vão do coração ao cérebro e vice-versa”, explica Ortigue. E ai, concordam?





Espero que tenham gostado! um super beijo ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário