quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Cuidados com seu pet no verão



Olá pessoal, tudo bem? 

Hoje eu vim aqui com um post para os nossos amiguinhos peludos. Eu tenho uma cachorrinha (da raça beagle) a Nikita e a minha pequena está morrendo de calor, então me inspirei para falar sobre o assunto, porque eu sei que muitos de vocês também tem cachorros e gatos ...

Vamos lá ás dicas...

1. É importante controlar o ambiente no qual o animal passa a maior parte do tempo. No caso de cães e gatos, garanta que eles possuam uma boa sombrinha durante o dia, troque o máximo possível a tigela de água (se quiser colocar algumas pedrinhas de gelo também pode, a Niki adora e toma bem mais). 



2. Para aqueles que gostam de sair para passear ou se exercitar com seu bichinho é bom fazer isso apenas em lugares e horários frescos, antes das 9h ou depois das 18h. Tentar perceber os sinais de cansaço e exaustão deles também é muito importante, se perceber que eles estão sem folego e querendo deitar ou só parar é importante respeitar os limites deles. Alem disso é sempre bom levar água (para você e para o animal). Em São Paulo há diversos lugares que os bichinhos não sofrem tanto como ruas bastante arborizadas e parques, opte por esses lugares.



3. Quer refrescar mais ainda o cão? Um mergulho pode ser uma boa opção. Pessoas que costumam viajar para represas talvez tenham o hábito de nadar com os animais. Outros tutores fazem passeios de barco com os bichos ou deixam que eles desfrutem da piscina de casa. Se você não tem casa na represa, barco, piscina, ou mesmo possua uma, mas fica desconfortável com a ideia do cachorro nadando nela, uma boa ideia é fazer uma visita a algum hotel canino que tenha uma piscina.




4. Uma coisa bem interessante que eu fiz aqui em casa foi pegar uma dessas bolinhas para colocar petisco e enchi de água e coloquei no congelador. Virou uma bolinha de gelo e conforme a Niki ia brincando, a água ia saindo aos poucos geladinha. Existem brinquedos especiais para essa brincadeira, mas são extremamente caros e tem o mesmo efeito então, optei por fazer algo mais caseiro mesmo (hehe)



5. Dar um banho no animalzinho também é uma ótima opção, principalmente se você tem um quintal, ou jardim para fazer você mesmo. Lembre-se de não dar o banho gelado assim que volta de um passeio ou depois de fazer exercícios, porque isso pode dar um choque térmico no seu pet e eles podem acabar doentes.



6. NUNCA, jamais, em hipótese alguma deixe seu animal no carro ou em lugares pequenos e sem ventilação sozinho! Um carro parado nesse sol aumenta a temperatura interna em até 10º, imagine o que acontece com o bichinho se fizer isso! Sem falar do risco de asfixia, então, nunca nunca façam isso!



7. Na Europa no verão passado e até aqui no Brasil, algo que virou muito comum em zoológicos é dar frutas congeladas para os animais, cortar uns pedaços, congelar e dar para seu pet é certeza que vai dar a eles um tempo de diversão e refresco (lembrar sempre de tirar os caroços porque muitas vezes são TÓXICOS para os animais)



8. Se o cachorro ou gato possui pelo longo, não pense duas vezes, tose eles! Mesmo que fiquem muuuito feios, o importante é que eles não passem mal nesse calor, pelo que eu falei com o veterinário da Niki os cães e gatos se refrescam pela barriga deitando em lugares frescos, então se não quiser tosar o animal todo, corte pelo menos os pelos da barriguinha. 



9. Espalhar bebedouros para os animais pela casa, sempre incentivando eles a beberem água e não desidratarem, só não esqueçam de trocar porque água muito tempo parada chama a atenção de mosquitos transmissores de doenças (deixar no máximo 8h). 




Espero que tenham gostado pessoal! Um super beijoo :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário