quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

História: Batom

Olá pessoal! Tudo bem?

Hoje resolvi falar sobre a história do batom, cosmético que todas mulheres usam e que é sim algo que de alguma forma nos faz se sentir poderosas, certo ?! ;)

Talvez esse sentimento tenha fundamento porque no Egito, segundo nossos registros, em 5000 a.C. já era comum encontrar evidencias que as mulheres usavam uma coloração nos lábios, mas não eram quaisquer mulheres, apenas as mais poderosas e importantes e adivinhem a coloração usada? Sim, o vermelho (começando a fazer sentido o sentimento de poder dos lábios vermelhos, não?) 




Mas apesar desses dias de glória do batom, durante vários séculos usar algo para colorir os lábios foi um sinônimo de sensualidade e más intenções. Na Grécia, durante o século II, foi criada uma lei que proibia as mulheres de utilizar pigmentações na boca antes do casamento.

Ao longo do tempo essa má fama se espalhou por toda a Europa, principalmente para Espanha e Inglaterra, esse fato era explicado facilmente, segundo a cultura da época moças que coloriam os lábios tinham um grande poder de sedução capaz de enganar os homens :o




O nome batom deriva de uma palavra de origem francesa e significa bastão, Rhocopis, o qual desenvolveu uma massa composta por talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, na cor vermelha, dando origem ao primeiro batom da história em 1921. Tal nome é justificável pelo fato dele ter colocado seu produto em uma embalagem cilíndrica de papel de seda, algo parecido com um bastão.




O sucesso mesmo só aconteceu em 1930 quando o produto começou a ser vendido nos Estados unidos e como sempre, de lá para o mundo. Mas o que há nesse cosmético que fascina as mulheres no decorrer de milhares de anos? Além de ser facilmente aplicado e causar impacto, o batom é muito associado ao estímulo da feminilidade, como se ela fosse colocada em um tubo, acondicionada e codificada em cores. 






Espero que vocês tenham gostado!!
Um super beijoo :*


Nenhum comentário:

Postar um comentário